Dia 20 e 21 de maio realizaram-se os Workshop de Gestão de Stress e de Tempo, com o Professor e Psicólogo, José Magalhães ao alunos da UAL, revelando que o stress negativo, pode ser, eventualmente, transformado em stress positivo quando se gosta daquilo que se faz, caso contrário não se tem hipótese de gerir o stress ou o tempo que se tem.
O Stress é a resposta física e emocional a eventos que representam um desafio ou ameaça. Eustress: Stress positivo que motiva e melhora o desempenho. Distress: Stress negativo que pode causar problemas de saúde física e mental.
Fatores externos, causas do Stress Trabalho, problemas financeiros, relacionamentos, etc. Fatores internos: Autoexigência, perfeccionismo, pessimismo.
A respiração profunda ajuda a reduzir a tensão imediata. Também a Meditação e o Mindfulness promovem o foco no presente e a redução da ansiedade e também as atividades físicas regulares ajudam a liberar endorfinas, melhorando o humor. Deve-se ter uma alimentação saudável, um sono adequado, e hobbies saudáveis.
As mudanças de Estilo de Vida: gestão de Tempo: planear e priorizar tarefas para reduzir a sobrecarga e saber dizer “não” e delegar tarefas quando necessário.
Técnicas de Gestão de Tempo – Lista de Tarefas (To-Do List): Anotar tarefas a serem feitas e marcá-las conforme completadas; Dividir o trabalho em intervalos de 25 minutos com pequenas pausas entre eles; Reservar blocos específicos de tempo para tarefas específicas.
A gestão eficaz de stress e de tempo é essencial para melhorar a qualidade de vida e o bem-estar geral. Utilizar técnicas e ferramentas apropriadas pode transformar como se lida com obrigações diárias, promovendo uma vida mais equilibrada e produtiva.
O Stress e a Ansiedade em contexto escolar, são reações normais que se deve saber gerir através do conhecimento e comportamentos adequados.
Mas uma das preocupações hoje em dia, são os estados de pânico, frequentes, que têm encontrado entre os estudantes, por não conseguirem falar em público ou apresentar os seus trabalhos. Para se conseguir ultrapassar o pânico, existem regras e treino que se podem fazer em casa, mas o aluno tem de ter sempre consciência se está no curso certo.
Uma variável pouco falada na gestão do stress é a fadiga, sendo uma das componentes mais importantes, a nível físico e psicológico, quer na vida profissional, académica ou familiar e que resulta, muitas vezes, de um sono desadequado. Resulta, assim, uma fadiga não só física e mental, mas também sensorial diminuindo o campo visual e auditivo. Não só não dormir cerca de 7 a 8 horas é essencial, também o ciclo do sono não deve ser interrompido.
Alguns dos princípios para uma vida saudável são: equilibrar a vida pessoal com a carga de trabalho, agendar tarefas, evitar a fadiga e os transtornos do sono, criar ambientes adequados para estudar e monitorizar o estado de saúde.
São vários os sinais que revelam stress, onde no início o stress pode melhorar o desempenho, mas sem repouso adequado, leva ao esgotamento e stress negativo. A aprendizagem faz-se através das emoções positivas, onde o descanso e a organização do tempo e tarefas, são essenciais.
É através da valorização das emoções positivas que conseguiremos mudar o discurso, tornar o nosso sucesso e o sucesso organizacional num caminho constante e potenciador de criatividade e inovação.
PROJETO AMBIÇÃO | CAMPUS AUTÓNOMA / ESEJD – INOVAÇÃO PEDAGÓGICA