O Dia Internacional de Combate ao Discurso de Ódio, 18 de junho, destaca a importância de promover a tolerância e o respeito entre as diferentes comunidades.
Os perigos do discurso de ódio, não apenas marginaliza grupos vulneráveis, como também fragiliza os fundamentos da Democracia e da convivência pacífica.
Em muitos países, o discurso de ódio tem-se manifestado através de racismo, xenofobia, femicídio, homofobia e outras formas de discriminação, levando a consequências devastadoras para os indivíduos e para as comunidades.
Organizações de direitos humanos, governos e cidadãos são incentivados a unir-se através de campanhas de sensibilização, promovendo a educação sobre a diversidade e a inclusão com workshops, seminários e eventos comunitários, promovendo um diálogo construtivo que desafie as narrativas de ódio e promova a empatia.
É também, fundamental que as plataformas digitais adotem políticas rigorosas contra o discurso de ódio, garantindo que os seus espaços sejam seguros e acolhedores para todos.
A responsabilidade não recai apenas sobre os indivíduos, mas também sobre as instituições que devem agir para proteger os direitos humanos e a dignidade de cada pessoa.
No Dia Internacional de Combate ao Discurso de Ódio, é uma oportunidade para refletir sobre o papel de cada um na construção de uma sociedade mais justa e respeitadora, onde a diversidade é celebrada e o ódio não tem lugar.