A primeira cerimónia oficial de atribuição da Ordem Europeia do Mérito ocorreu no hemiciclo do Parlamento Europeu em Estrasburgo, celebrando as contribuições excepcionais de indivíduos para a integração europeia e a defesa dos valores da União Europeia.
Criada em 2025, a Ordem é a primeira distinção europeia concedida por uma instituição da UE e visa reconhecer esforços significativos em momentos de crise, promoção da solidariedade e liderança. A cerimónia contou com a presença de figuras proeminentes, como Roberta Metsola, presidente do Parlamento Europeu, e Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia, além de treze dos vinte primeiros laureados, incluindo Angela Merkel, Aníbal Cavaco Silva e Lech Wałęsa, que foram homenageados por suas notáveis contribuições.
Durante a cerimónia, Roberta Metsola sublinhou que a construção da Europa é um esforço contínuo, ressaltando a importância da solidariedade em tempos de divisão. A presença de líderes como Volodymyr Zelensky, presidente da Ucrânia, e Angela Merkel simboliza a defesa da Democracia e a resistência a regimes autoritários, reforçando a relevância da Ordem como um “panteão europeu” que une diversas vozes em prol de valores comuns.
A cerimónia, não apenas, celebra os laureados, mas também reafirma o compromisso da União Europeia com a memória e a continuidade democrática, destacando que a integração europeia é um projeto coletivo que deve ser defendido por cada geração.
