No Dia Mundial das Telecomunicações e da Sociedade da Informação, celebrado a 17 de maio de 2026, o secretário-geral da ONU, António Guterres, lançou um alerta sobre a crescente desigualdade na conectividade digital, que se tornou um bem público essencial. Guterres destaca que as infraestruturas digitais, como cabos submarinos e redes de dados, são fundamentais para o funcionamento das sociedades modernas, mas ainda assim, 2,2 mil milhões de pessoas permanecem offline. Ele ressalta a necessidade urgente de um investimento coletivo em conectividade, governança ética da inteligência artificial (IA) e resiliência das infraestruturas digitais para garantir que todos tenham acesso a essas ferramentas vitais.
O secretário-geral também abordou os riscos associados à desigualdade digital, que amplifica as disparidades sociais e económicas, e a vulnerabilidade das comunidades a desinformação e ciberameaças. Guterres defendeu a implementação do Pacto Digital Global, adotado em 2024, como um instrumento estratégico para promover um futuro digital aberto, seguro e inclusivo. Alerta que, sem ações concretas para fortalecer a conectividade e garantir uma governança ética da IA, as comunidades mais vulneráveis continuarão a ser as mais afetadas pelos riscos digitais e climáticos, devendo o mundo unir esforços para investir em infraestrutura digital e garantir que ninguém fique para trás na era digital.
Guterres pede reforço do investimento coletivo na conectividade digital | ONU News
