Durante a semana de 23 a 27 de junho, a Fundação Escuela Andaluza de Economia Social e Cooperativas das Américas organizou a “Rota de Estágios pela Economia Social da Andaluzia”. Este evento teve como objetivo proporcionar uma imersão nas experiências e organizações da economia solidária, permitindo que os participantes aprofundassem o seu conhecimento prático sobre cooperativas como alternativas para a melhoria da qualidade de vida e sustentabilidade nos territórios.
Representantes da Associação Colombiana de Cooperativas, ASCOOP do Grupo Coomeva, da Red Confiar do Uruguai, da Federação de Cooperativas do Paraguai (FECOPAR) e da Cooperativa Coopeservidores da Costa Rica participaram da iniciativa, visitando diversas experiências na Comunidade Autónoma da Andaluzia, Espanha. As visitas abordaram temas como inovação social em Sevilha, o papel de um banco ético em Córdoba, a plataforma de cooperativas e a cooperativa de educação ambiental em Granada, além de discutir o empreendedorismo coletivo e modelos educativos cooperativos em Málaga.
Este intercâmbio de experiências destaca a importância da economia social na promoção de soluções criativas e sustentáveis, fortalecendo laços entre cooperativas da América Latina e promovendo um futuro mais inclusivo e colaborativo.
Estágio de sucesso na Andaluzia, Espanha – Cooperativas de las Américas